Alcoolismo
Segunda a Organização Mundial da Saúde (OMS), o alcoolismo é uma doença crônica capaz de levar o paciente a outras complicações médicas, como a cirrose e a hepatite.
O que é Alcoolismo?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o alcoolismo é uma doença crônica capaz de levar o paciente a outras complicações médicas, como a cirrose e a hepatite. Embora o álcool tenha seu consumo permitido e liberado, podendo ser encontrado com facilidade, o alcoolismo é considerado um dos problemas mais alarmantes de saúde pública.
Para além do uso ocasional de bebidas alcóolicas, o alcoolismo é uma condição em que o indivíduo faz constantemente o uso abusivo e descontrolado desse tipo de substância.
Aos poucos, o organismo perde a sensibilidade ao álcool, e a pessoa com alcoolismo precisa fazer o uso de quantidades cada vez maiores da substância, tornando-se um vício progressivo.
O alcoolismo atrapalha a vida de um indivíduo em diferentes âmbitos e aspectos, afetando, inclusive, seus familiares, amigos e até mesmo colegas de trabalho.
Quais são as causas do Alcoolismo?
A causa do alcoolismo não é totalmente conhecida, porém existem fortes evidências da influência genética para o desenvolvimento desta patologia. Outros fatores como traços de personalidade e fatores psicossociais e ambientais juntam-se à predisposição genética para o desenvolvimento da dependência de álcool.
Existem outros motivos, como por exemplo o ambiente familiar onde a pessoa cresceu; sua forma de lidar com as emoções e eventos ruins que ocorreram ao longo da vida, que somam-se às vulnerabilidade genéticas, resultando no consumo excessivo de bebida alcoólica que, com o tempo, torna-se o alcoolismo.
Quais os sinais e sintomas do Alcoolismo?
Entre os principais sintomas de alcoolismo, podemos destacar:
- Desejo incontrolável de ingerir bebidas alcoólicas;
- Depois que começa a beber, não consegue parar ou mesmo reduzir o ritmo de consumo de álcool;
- Necessidade de altas doses de álcool para poder sentir o efeito da bebida;
- Irritabilidade quando há o questionamento do uso de álcool;
- Sentimento de culpa envolvendo a bebida.
Além disso, um alcoólatra sente, ainda, os sintomas clássicos da abstinência, ao ficar sem consumir a substância. São eles:
- Suor;
- Tremedeira;
- Ansiedade;
- Nervosismo;
- Angústia;
- Agitação;
- Dores de cabeça;
- Náusea e enjoo.
Quais são as complicações que podem ocorrer por conta do Alcoolismo?
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode trazer diversos problemas de saúde, ainda mais ao se tratar de um indivíduo alcoólatra. Apesar dos efeitos do álcool variarem de pessoa para pessoa, o risco permanece. Entre eles, é possível destacar:
- Doenças do fígado, como hepatite alcoólica, cirrose e insuficiência hepática;
- Problemas gastrointestinais, como lesões e inflamações no aparelho digestivo;
- Pancreatite;
- Neuropatia periférica, como deterioração de nervos das mãos e dos pés, o que causa dormência e formigamentos;
- Problemas cardiovasculares;
- Prejuízos cerebrais, como dificuldades no raciocínio, insônia, alterações no equilíbrio e coordenação motora, demência alcoólica devido à deficiência de vitaminas;
- Disfunções imunológicas;
- Anemia;
- Osteoporose;
- O consumo pesado de álcool está associado a vários tipos de câncer, como de boca, esôfago, laringe, estômago, fígado, cólon, reto e de mama.
Além dos problemas físicos, podem trazer transtornos psiquiátricos, como:
- Alucinose Alcoólica;
- Transtorno Psicótico Delirante;
- Intoxicação Patológica;
- Episódios de amnésia;
- Depressão;
- Hipomania;
- Ansiedade;
- Transtornos de personalidade;
- Transtornos alimentares.
O Alcoolismo tem cura?
O alcoolismo é uma doença crônica, que pode ser tratada e detida. Mesmo que a pessoa tenha uma recaída, não significa que ela não obteve êxito ou não irá se recuperar, mas que é preciso ter foco no objetivo e a ajuda necessária para que não volte a consumir a substância.
Como é o tratamento de alcoolismo?
O tratamento do alcoolismo precisa, necessariamente, começar a partir da vontade do paciente de mudar aquele comportamento e de reconhecer que o consumo excessivo, progressivo e abusivo de bebidas alcoólicas causa problemas para a sua vida.
Muitas vezes, o tratamento do alcoolismo pode ser multidisciplinar, envolvendo a participação de profissionais como psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais e até mesmo hepatologistas, caso o paciente possua problemas no fígado em decorrência do abuso da bebida.
Como é feito o diagnóstico de quem possui Alcoolismo?
O abuso e a dependência alcóolica são diagnosticados com o uso de questionários que foram testados e validados em estudos clínicos e devem ser feitos por um médico ou alguém treinado.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!