Alcalose Metabólica
O organismo humano precisa manter o seu Ph balanceado para que possa funcionar da forma adequada.
O que é alcalose metabólica?
O organismo humano precisa manter o seu Ph balanceado para que possa funcionar da forma adequada. O intervalo ideal para o índice de Ph é entre 7,35 e 7,45, perto da neutralidade. Quando ele se encontra em um nível acima dos 7,45, mais alcalino (ou básico), é caracterizada a alcalose.
A alcalose do organismo pode acontecer de diversas formas, como por meio da respiração ou problemas renais, por exemplo.
Quais são as causas da alcalose metabólica?
A alcalose metabólica acontece quando há a perda de ácido ou um ganho excessivo de base no sangue. Isso se dá em situações como os vômitos em excesso, lavagem estomacal, uso de diuréticos, laxantes e, mais raramente, consumo excessivo de bicarbonato de sódio.
Quais os sintomas da alcalose metabólica?
Essa condição pode não causar sintomas, mas, quando aparecem, são os seguintes:
- Dor de cabeça;
- Confusão mental;
- Fraqueza;
- Tonturas;
- Convulsões.
Como é feito o diagnóstico da alcalose metabólica?
O diagnóstico da doença é feito por meio de exames de sangue e/ou de urina. O exame clínico também pode auxiliar.
No caso de suspeita de alcalose metabólica, qual médico devo procurar?
Caso apresente algum sintoma suspeito, busque um serviço de pronto atendimento.
Qual o tratamento para a alcalose metabólica?
Para tratar a alcalose metabólica, é necessário tratar sua causa. Normalmente, estão envolvidas a reposição de água e eletrólitos, algumas vezes com hidratação venosa. Em casos mais graves, pode ser recomendada a reposição de ácidos, também por via venosa.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a alcalose metabólica com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo