Afta
A afta é uma pequena úlcera não muito profunda que pode surgir em diversos pontos da boca. Existe afta na língua e afta nas bochechas, além de aftas que surgem nas bochechas ou nas margens dos lábios.
O que é Afta?
A afta é uma pequena úlcera não muito profunda que pode surgir em diversos pontos da boca, como língua, bochechas ou margens dos lábios.
Essas úlceras podem ser bem dolorosas e incomodar o paciente na hora de ingerir alimentos, por exemplo. Além da úlcera na boca, aftas podem causar até mesmo febre e cansaço.
Curiosamente, as aftas costumam ser mais comuns em homens do que em mulheres.
Depois de um determinado tempo, elas costumam desaparecer naturalmente. No entanto, se uma afta permanece na boca de um indivíduo por mais do que 3 semanas, é preciso consultar um médico, a fim de determinar se esse pode ser um sinal ou sintoma de alguma condição mais grave no corpo.
O que causa Afta?
Existem inúmeras causas para as aftas. Elas podem ser resultado de um sistema imunológico que está mais enfraquecido ou se apresentar como um sinal físico de um período em que o estresse e a ansiedade estiveram muito elevados no indivíduo. Além disso, as aftas também podem surgir por alterações hormonais, alergia a alimentos e até mesmo predisposição genética.
As aftas também podem ser o resultado de algum trauma na região, como um acidente, uma mordida na bochecha ou até mesmo após a realização de alguma cirurgia bucal, como o procedimento de extração dos dentes do siso.
Doenças inflamatórias, problemas gastrointestinais e falta de vitaminas e minerais, como ferro, ácido fólico, B12 e zinco, também podem causar aftas.
Quais são os sintomas de Afta?
Os sintomas de afta podem incluir:
- Pequenas úlceras ou feridas brancas, geralmente com centro amarelado;
- Dor e/ou desconforto na boca durante a fala e alimentação;
- Dor ao escovar os dentes;
- Sensação de ardor ou formigamento antes da afta se formar;
- Febre;
- Cansaço;
- Mal-estar;
- Inchaço dos gânglios linfáticos.
Se tenho sintomas de Afta, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de afta, é necessário procurar um médico clínico geral ou odontologista, profissionais capacitados para diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Afta?
O diagnóstico de afta é geralmente realizado por meio de uma avaliação clínica. Nela, o médico examina a boca do paciente, avaliando a aparência das lesões, a localização, a frequência das ocorrências e os sintomas relatados.
Em alguns casos, pode ser necessário um teste laboratorial para descartar outras condições. Não há um teste específico para aftas, sendo o diagnóstico baseado principalmente na observação direta e na análise dos sintomas.
Qual é o tratamento para Afta?
A afta costuma se resolver naturalmente, após alguns dias. No entanto, se o paciente sente muita dor, além de incômodo na hora de comer, pode ser recomendada a utilização de medicamentos e pomadas tópicas, aplicadas sobre a afta, que costumam reduzir a inflamação, além de aliviar a dor.
Podem ser feitos bochechos e usados medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.
Como prevenir a Afta?
Existem diversas formas de prevenir o surgimento de aftas, entre elas:
- Manter uma boa higiene bucal ao escovar os dentes e utilizar fio dental regularmente;
- Manter uma dieta equilibrada, rica em vitaminas B e C, para fortalecer o sistema imunológico;
- Evitar alimentos e bebidas ácidas que podem irritar a boca;
- Evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcóolicas;
- Evitar estresse;
- Beber bastante água.
Quanto tempo dura a Afta?
A afta geralmente dura de uma a duas semanas, passando a cicatrizar de sete a dez dias. Caso o período se estenda, é necessário procurar um dentista ou clínico geral.
Aftas são contagiosas?
As aftas não são contagiosas. Por serem pequenas úlceras desenvolvidas pelo próprio organismo, não são transmitidas de pessoa para pessoa como ocorre em uma gripe, um resfriado ou via infecção viral.
O que fazer para aliviar dores causadas pela Afta?
Apesar da afta ser uma condição que se cura sozinha, existem outras formas para aliviar dores causadas por ela, como o uso de mel, própolis e o chá de aroeira ou de camomila, além dos medicamentos prescritos pelo médico.
Pesquisas indicam que o mel tem demonstrado resultados positivos no tratamento de mucosite, uma condição caracterizada por úlceras semelhantes a aftas, que se desenvolvem em pacientes em tratamento oncológico. Seja aplicado diretamente na lesão, seja utilizado como enxaguante bucal, o mel possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias benéficas.
Já o própolis possui propriedades antimicrobianas e cicatrizantes que aceleram o processo de cicatrização, embora deva ser sem álcool e diluído na água para bochechos.
O chá de aroeira ou camomila tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Conforme um estudo publicado pela Revista Brasileira de Plantas Medicinais, essas ervas demonstraram benefícios no tratamento de gengivite. Portanto, é provável que elas também possam auxiliar no alívio das aftas. Recomenda-se o uso desses chás já preparados e resfriados para realizar bochechos.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a afta com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!