Aerofagia é o ato de engolir ar em excesso durante atividades de rotina, como rir, beber, comer e falar, por exemplo.
Aerofagia é o ato de engolir ar em excesso durante atividades de rotina, como rir, beber, comer e falar, por exemplo. Não é grave, mas pode causar desconforto.
Existem diversas possíveis causas para a aerofagia, e elas variam desde a forma como respiramos até o uso de aparelhos respiratórios. Entre as causas mais comuns temos: comer rapidamente, falar enquanto se come, mascar chiclete, usar canudos e ingerir bebidas com gás.
Os principais sintomas da aerofagia são o excesso de arrotos (vários em menos de um minuto), sensação constante de inchaço na barriga, inchaço na barriga e dores e desconfortos no estômago. Como estes sintomas são comuns a outros distúrbios gastrointestinais, muitos casos de aerofagia podem afligir o paciente por anos até que seja de fato diagnosticado.
A aerofagia tem cura e a melhor forma de tratamento é evitar a causa, mudando hábitos. No entanto, alguns medicamentos aliviam os sintomas e reduzem a quantidade de ar no intestino, como simeticona e dimeticona.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.