Acondroplasia é o nome de uma doença rara, popularmente conhecida como nanismo.
Acondroplasia é o nome de uma doença rara, popularmente conhecida como nanismo. O problema faz com que o paciente tenha os membros curtos, tronco largo e estreito, entre outras características comuns, que podem ser reconhecidas no nascimento.
As Causas da Acondroplasia podem ser genéticas e estão relacionadas com a mutação de um gene, que tem relação com o crescimento dos ossos. As causas também podem estar relacionadas com pais com mais de 45 anos, que são propensos a terem filhos com desordens genéticas.
Os Sintomas da Acondroplasia estão relacionados com membros encurtados e curvos, como a parte inferior do corpo ser menor do que a parte superior. O tamanho da cabeça pode ser grande. Além do tônus muscular ser mais baixo e as articulações mais soltas.
É possível que o paciente tenha perda auditiva, além de retardos em processos de desenvolvimento, como caminhada e fala.
A acondroplasia não tem cura. O tratamento da acondroplasia não é curativo, ele pode ser feito para aliviar os sintomas, como o uso de hormônios para aumentar a estatura e cirurgia para aliviar a curvatura da coluna.
Geralmente, os pacientes com este tipo de doença precisam de tratamento psicológico para aprender a lidar com os possíveis problemas sociais que possam ter.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.