Acne
A acne é descrita como um processo inflamatório da pele, que acontece quando algumas glândulas sebáceas ficam obstruídas com oleosidade e pele morta. Quando essas células ficam obstruídas, não conseguem eliminar impurezas e acabam servindo como um foco para bactérias e ainda mais oleosidade, resultando em cravos e espinhas, que são característicos da acne, além de nódulos e pústulas.
O que é acne?
A acne é um tipo de lesão na pele, que acontece quando bactérias, células mortas e sebo se acumulam, obstruindo os poros. Cravos, espinhas, pústulas, e até mesmo alguns nódulos e abscessos são considerados acne.
A acne costuma ser mais comum na adolescência, já que os hormônios sexuais costumam fomentar uma maior produção de oleosidade na pele, aumentando o quadro inflamatório. Além do rosto, o corpo pode ter ainda alguns pontos onde a acne se manifesta, como as costas e o peito.
Quais são os tipos de acne?
Existem diferentes tipos de acne, entre os quais podemos destacar:
- Acne Neonatal: Bebês recém-nascidos podem apresentar acne leve, causada pelos hormônios que são passados pela mãe. Costuma passar naturalmente, em algumas semanas.
- Acne grau 1: Formada por cravos e poros que têm aparência mais aberta.
- Acne grau 2: Além dos cravos, o paciente apresenta algumas espinhas com pus.
- Acne grau 3: Acontece quando o paciente, além de cravos e espinhas, apresenta lesões maiores, mais profundas e inflamadas.
- Acne grau 4: Engloba, além dos sinais anteriores, nódulos e cistos que podem se tornar abscessos, que se ligam entre si. Em alguns casos, a área afetada pode sofrer deformidades permanentes.
Se tenho sintomas de acne, que médico devo procurar?
O dermatologista é o especialista ideal para cuidar da acne ou qualquer outro tipo de problema de pele.
Como é o tratamento da acne?
O tratamento da acne depende diretamente do seu tipo. Existem diversos dermocosméticos capazes de amenizar os efeitos da acne, como aqueles que contém ácido salicílico.
Casos mais graves incluem no tratamento o uso de antibióticos orais ou terapias hormonais, como o uso de contraceptivo pelas mulheres. Procedimentos, como peeling químico, microdermoabrasão, lasers e esfoliações também podem ser úteis para o tratamento.
Pessoas com acne devem usar tipos específicos de protetor solar, a fim de evitar uma maior obstrução das glândulas sebáceas. Algumas mudanças na dieta também podem auxiliar no controle da acne. Por fim, é importante nunca mexer, cutucar ou espremer as lesões, devido ao risco de deixar cicatrizes.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento para a acne e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!