A acidose láctica é uma condição médica caracterizada pelo acúmulo excessivo de ácido láctico no corpo, o que pode alterar o pH sanguíneo.
A acidose láctica é uma condição médica caracterizada pelo acúmulo excessivo de ácido láctico no corpo, o que pode alterar o pH sanguíneo. Esse desequilíbrio ocorre quando há uma produção exagerada ou uma menor metabolização desse composto orgânico. A condição pode ser um indicativo de diversas doenças subjacentes e é considerada uma emergência médica quando os níveis se tornam críticos.
A acidose láctica pode ser classificada principalmente em três tipos:
Existem inúmeras causas possíveis para a acidose láctica, como:
Os sintomas de acidose láctica podem variar de leves a graves, incluindo:
Em estágios avançados, a acidose láctica pode provocar desmaios, batimentos cardíacos irregulares e até coma, tornando-se uma emergência médica.
A acidose láctica pode ser gerenciada e tratada, com potencial de cura, a depender da causa do problema e da rapidez com que o tratamento é iniciado.
O foco principal é tratar a causa subjacente da acidose láctica. Dessa forma, o médico pode indicar desde o uso de medicamentos até a ventilação mecânica.
O tratamento da acidose láctica geralmente envolve uma equipe multidisciplinar, devido à variedade de causas para a condição. Diferentes especialistas podem ser consultados, como clínico geral, nefrologista, endocrinologista e reumatologista.
O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue para medir os níveis de ácido láctico e o equilíbrio ácido-base. Também incluirá um histórico de saúde detalhado do paciente e avaliação física para identificar possíveis causas subjacentes.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a acidose láctica com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!