Também chamada de síndrome da abstinência alcoólica (SAA), a abstinência alcoólica é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que se tornaram dependentes do álcool e que pararam de fazer uso da substância de forma abrupta.
Também chamada de síndrome da abstinência alcoólica (SAA), a abstinência alcoólica é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que se tornaram dependentes do álcool e que pararam de fazer uso da substância de forma abrupta.
Em alguns casos, a abstinência alcoólica pode envolver sintomas sérios que podem trazer consequências graves para o paciente, além de dificultar o processo de superação do vício em álcool.
É importante ressaltar que pacientes que fazem uso recreativo e ocasional do álcool não apresentam a abstinência alcoólica.
A principal causa da abstinência alcoólica é a suspensão abrupta do consumo de álcool feita por pacientes que fazem um uso crônico e abusivo de bebidas alcoólicas.
O álcool afeta o sistema nervoso do paciente de diferentes formas, interrompendo a comunicação entre as células nervosas que afeta por meio dos neurotransmissores. Quando o paciente deixa de consumir essa substância, os neurotransmissores voltam a circular normalmente e o paciente passa a apresentar sintomas.
Entre os principais sintomas de abstinência alcoólica, podemos destacar:
Na abstinência alcoólica severa, o paciente pode apresentar ainda mais sintomas, que incluem: pressão muito alta; febre; dificuldades de respiração; agitação extrema, convulsões e alucinações.
O alcoolismo é uma doença e requer acompanhamento e aconselhamento médico.
Parar abruptamente de consumir álcool pode trazer os sintomas da abstinência alcoólica e é recomendado que o paciente passe a tratar de seu vício com o auxílio de especialistas, como psicólogos e psiquiatras. Somente eles poderão recomendar a forma correta e segura de interromper o ciclo do uso do álcool.
Os sintomas mais leves do alcoolismo não requerem muita atenção médica e podem ser controlados em casa, com medicamentos de uso comum e, principalmente, paciência e compreensão neste período delicado. Os casos mais graves recebem a recomendação do uso de medicamentos específicos para controlar as alucinações e convulsões, por exemplo.
Parar de beber e retomar não é uma opção, porque somente pode fazer com que os sintomas de abstinência alcoólica voltem a se apresentar.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Ative agora a localização do seu dispositivo