O abscesso mamário é uma condição de saúde que se caracteriza pela formação de bolsas de pus na mama.
O abscesso mamário é uma condição de saúde que se caracteriza pela formação de bolsas de pus na mama. É mais comum em mulheres que estão amamentando, mas pode ocorrer em qualquer pessoa.
Geralmente, um abscesso mamário é causado por uma infecção bacteriana, e pode ser dividido entre aqueles que atingem as mulheres lactantes e aqueles que atingem as não lactantes (não-lactacional).
No caso das lactantes, o leite parado no ducto mamário ou rachaduras nos mamilos podem causar a inflamação, devido a microrganismos presentes na pele ou na saliva do bebê, o que pode gerar um quadro de mastite, que tem o potencial de formar acúmulo de pus na região.
Já o abscesso não-lactacional pode estar associado a problemas de pele, quadros de diabetes ou mesmo a traumas que atingem a região e provocam lesões, permitindo a entrada dos microrganismos que vão causar a infecção. Além disso, mulheres que fumam ou que utilizam piercings nos mamilos também têm um risco maior de desenvolver o problema de forma recorrente.
De todo modo, os abscessos podem ser classificados como areolares, quando atingem uma área próxima ou logo atrás da aréola (a região em volta do mamilo, que tem a pele mais pigmentada), ou periféricas, afetando regiões mais distantes dessa parte da mama.
Os sinais e sintomas de abscesso mamário podem incluir:
Caso apresente sintomas de abscesso mamário, é necessário procurar um médico mastologista, profissional capaz de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de abscesso mamário é feito por meio de exame físico, em que o médico avalia sinais como vermelhidão e inchaço. Exames de imagem, como ultrassonografia ou mamografia, podem ser solicitados para confirmar a presença do abscesso. Em alguns casos, é necessário realizar uma biópsia para descartar a possibilidade de câncer.
O tratamento para abscesso mamário geralmente envolve o uso de antibióticos para combater a infecção. Em alguns casos, pode ser necessário realizar um procedimento cirúrgico para fazer uma drenagem do pus acumulado. É importante consultar um médico ao primeiro sinal de abscesso mamário para evitar complicações e garantir uma recuperação rápida e bem-sucedida.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o abscesso mamário com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo