O abscesso na virilha é uma condição caracterizada pela formação de uma bolsa de pus embaixo da pele, que, durante sua evolução, destrói pouco a pouco os tecidos que o cercam.
O abscesso na virilha é uma condição caracterizada pela formação de uma bolsa de pus embaixo da pele, que, durante sua evolução, destrói pouco a pouco os tecidos que o cercam.
Em alguns casos, o abscesso na virilha sempre volta, podendo ser um sinal de uma condição subjacente, como um sistema imunológico enfraquecido ou uma infecção bacteriana recorrente. Manter uma boa higiene e um estilo de vida saudável pode ajudar a prevenir futuros abscessos, além de procurar atendimento médico.
O abscesso na virilha ocorre quando bactérias, vírus ou fungos invadem uma glândula sebácea ou um folículo piloso na área da virilha, causando uma reação inflamatória. Além disso, fatores como depilação inapropriada, obesidade, diabetes e sistema imunológico enfraquecido podem aumentar o risco.
Os sintomas de abscesso na virilha podem incluir:
Caso apresente sintomas de abscesso na virilha, é necessário procurar um médico dermatologista ou clínico geral, profissionais capazes de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de um abscesso na virilha é feito por meio de um exame físico para identificar o inchaço e a dor na área. Pode-se solicitar exames de imagem, como ultrassom ou tomografia computadorizada, para visualizar o abscesso internamente. Em alguns casos, pode ser necessária uma amostra do fluido do abscesso para análises laboratoriais, bem como um exame de sangue. É essencial buscar atendimento médico se suspeitar de um abscesso na virilha.
O tratamento de abscesso na virilha pode envolver o uso de antibióticos. Independentemente de o abscesso ser superficial ou profundo, o pus deve ser retirado, seja por drenagem, seja por cirurgia – este último realizado em casos mais graves. Para evitar que o abscesso reapareça, coloca-se um dreno ou o curativo com maior frequência.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o abscesso na virilha com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo