Os programas de cuidado representam a forma como o serviço de saúde está organizado para prestar assistência ao paciente, e atender suas necessidades de saúde no período pré, intra e pós-hospitalar.
Possui como princípio a integralidade na assistência à saúde, ou seja, unificar ações preventivas, curativas e de reabilitação, realizadas pela equipe multiprofissional, tendo o paciente como centro do cuidado.
A tecnologia de ponta, os profissionais altamente qualificados e a equipe multidisciplinar dedicada fazem da Cardiologia D’Or uma referência.
Contamos com Centros de Especialidades Cardiológicas, que cuidam de cada condição separadamente, como arritmia, cardio-oncologia, cardiopatia congênita em adultos, insuficiência cardíaca, entre outros.
Atuamos com pacientes de diversos graus de complexidade, disponibilizando uma série de exames e procedimentos necessários aos cuidados cardiológicos. São exemplos: M.A.P.A, eletrocardiograma, teste de esforço, ressonância e cateterismo cardíaco.
O fígado é uma das partes mais importantes do corpo humano. O órgão vai atuar em frentes que vão desde a metabolização de drogas (como o álcool e medicamentos) até a destruição de células sanguíneas que já não mais funcionam perfeitamente.
A manutenção da saúde do fígado é o objetivo do programa de cuidado em hepatologia. A cirrose e as hepatites A, B e C são exemplos de doenças que podem atingir o órgão. Todas elas podem ser tratadas pelo programa de cuidado em hepatologia, desde o período de investigação pré-diagnóstica até o pós-tratamento. Caso necessário, o programa de cuidado também poderá indicar e organizar os trâmites para um transplante.
Pensando em desenvolver um atendimento ainda mais especializado, a gastroenterologia possui seu programa de cuidado baseado nas Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Com foco no diagnóstico precoce e tratamento adequado, ele conta com equipe especializadas e toda a infraestrutura necessária.
As DII são formadas pela Doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, problemas crônicos que costumam se manifestar através de sintomas como a diarreia frequente e intensa, dores abdominais e perda de peso não intencional, por exemplo.
O programa de cuidado em pneumologia é voltada para o diagnóstico, tratamento e pós-tratamento de doenças que venham a acometer os pulmões e, consequentemente, causar problemas respiratórios.
Algumas dessas doenças podem não ter cura, mas o acompanhamento com profissionais especializados é essencial para a manutenção da qualidade de vida do paciente. Sendo assim, estar inserido no programa de cuidado em pneumologia é sinônimo de assistência eficaz e de qualidade.
A área médica denominada nefrologia está relacionada ao cuidado do sistema urinário e dos rins, tanto de homens quanto de mulheres. Os rins são fundamentais para o bom funcionamento do organismo como um todo, atuando principalmente na filtragem do sangue.
Problemas como infecções urinárias, nefrite, pedra nos rins e doença renal crônica podem ser tratados pelo programa de cuidado em nefrologia. A nossa estrutura permite que o paciente seja acompanhado de forma integral por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada. Além disso, esse auxílio ocorre durante e após o tratamento e também se houver possibilidade de transplante.
De acordo com o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) em 2022, foram realizados 106 transplantes de pulmão no Brasil.
Respaldado pela experiência da Rede D’Or na área, teve início em 2023 o programa de Transplante Pulmonar e Pneumologia, com a criação de uma comissão de especialistas em cirurgia torácica. Estruturado com base nos pilares da qualidade e na excelência do cuidado da Rede D’Or, o programa conta com profissionais altamente qualificados, a nível nacional e internacional.
Agende agora mesmo uma consulta online, pela nossa central telefônica ou em uma das nossas unidades com atendimento das especialidades do programa.