A doença renal crônica, também conhecida pela sigla DRC, é uma condição que tem como principal característica a redução da capacidade dos rins de exercerem sua principal função: filtrar o sangue, removendo resíduos metabólicos. A evolução da doença se dá de forma lenta e progressiva.
Como o próprio nome sinaliza, a doença renal crônica não tem cura, mas pode ser tratada.
Duas doenças com grande incidência na população brasileira podem ser consideradas as causadoras da doença renal crônica: a diabetes e a hipertensão arterial. Obesidade, síndrome metabólica, insuficiência cardíaca, doenças autoimunes, cálculo renal de repetição, infecção urinária recorrente e nefrites também podem desencadear a DRC.
Assim, o controle dessas condições de saúde é essencial como forma de prevenção.
Inicialmente, a doença renal crônica não apresenta sintomas, pois o organismo é capaz de se adaptar à perda da função renal primária. Sinais e sintomas normalmente aparecem quando o estágio da condição está mais avançado. São eles:
O diagnóstico da doença renal crônica se dá a partir de exames laboratoriais como o de urina e sangue, além de uma avaliação clínica e exames de imagem.
No sangue, os níveis de creatinina e ureia costumam estar alterados. Já no exame de urina, verifica-se a quantidade de perda de albumina.
O tratamento para a doença renal crônica vai depender do estágio em que a doença se encontra,ou seja, sua estratificação:
Busque auxílio em nosso Programa de Cuidado. A Rede D’Or conta com mais de 87 mil médicos capacitados para oferecer a você um atendimento de excelência. Verifique a rede credenciada do seu plano de saúde e agende sua consulta com um nefrologista.
Busque por um especialista em nefrologia perto de você
Localização desligada
Agende agora mesmo uma consulta online, pela nossa central telefônica ou em uma das nossas unidades com atendimento de Nefrologia