Saiba mais e procure um especialista na Rede D´Or
A doença pulmonar obstrutiva crônica, condição conhecida como DPOC, é a obstrução da passagem do ar pelos pulmões, causada pelo comprometimento das estruturas pulmonares responsáveis pela troca de gases (oxigênio e gás carbônico).
Apesar de ser uma doença crônica e, portanto, sem cura, é possível obter melhora dos sintomas e da qualidade de vida do paciente por meio dos tratamentos adequados.
É importante frisar que doença pulmonar crônica e asma não são a mesma coisa, apesar de apresentarem alguns sintomas em comum. Somente um especialista poderá fornecer o diagnóstico adequado.
A DPOC compreende fases que vão desde a menos até a mais grave. Os sintomas iniciais são, principalmente:
Já nas fases mais avançadas, a doença se manifesta mediante:
A fumaça do cigarro é a principal causa da doença. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, o tabagismo é responsável por 80% a 90% das causas determináveis da DPOC, principalmente em pessoas acima de 40 anos e fumantes de 1 ou mais maços de cigarro por dia, por 10 anos ou mais.
Além disso, o contato constante com agentes químicos, fumaça de lenha, carvão e gases industriais também pode contribuir para o desenvolvimento da DPOC.
Outra causa, com menor frequência, está relacionada a fatores genéticos, como, por exemplo, a deficiência de alfa-1 antitripsina.
Para realizar o diagnóstico de DPOC, o exame físico e o relato do paciente são imprescindíveis. Dessa forma, é possível saber, por exemplo, se ele teve contato prolongado com alguma substância nociva aos pulmões.
Para confirmar a suspeita clínica, também podem ser necessários exames como a tomografia do tórax e a espirometria, que avaliam a capacidade ventilatória dos pulmões.
Os diversos tipos de tratamentos para a DPOC podem melhorar e muito a qualidade de vida dos pacientes, auxiliando-os a respirar com mais facilidade e estacionando a evolução da doença, permitindo devolver a qualidade de vida.
O primeiro passo, nesse caso, é interromper o tabagismo o quanto antes. Nas fases iniciais, o tratamento para a DPOC compreende principalmente o uso de inaladores com medicação broncodilatadora.
As fases mais avançadas da doença contam com algumas alternativas, que serão melhor definidas por meio do acompanhamento com um pneumologista. São elas:
Uso de medicamentos para reduzir a inflamação e obstrução das vias aéreas e prevenir infecções recorrentes;
Reabilitação pulmonar para diminuir a falta de ar e facilitar a execução de atividades físicas cotidianas;
Utilização de oxigênio domiciliar para manter os níveis de oxigênio no sangue adequados e o pulmão ativo, quando indicado e sob orientação médica;
Realização de cirurgia de transplante do pulmão quando há comprometimento importante da função do pulmão.
Busque por um especialista em pneumologia perto de você
Localização desligada
Agende agora mesmo uma consulta online, pela nossa central telefônica ou em uma das nossas unidades com atendimento de Pneumologia.